0

Aplicativos para deixar o Android 2.1 (Quase) Igual ao 2.2

quarta-feira, 7 de setembro de 2011.
 



Com alguns aplicativos extras dá para simular uma série de recursos adicionais no Android 2.1 como usar o smartphone como modem (recurso conhecido como tethering), fazê-lo trabalhar mais rápido, rodar o Flash, reconhecer comandos de voz e ganhar novas interfaces.

Fazendo Tethering com o Android 2.1

Tethering é capacidade usar o smartphone como modem 3G e poder navegar na internet usando o PC ou um laptop. Esse recurso é nativo no Android 2.2. Mas quem tem um smartphone com outra versão do Android também pode utilizar o recurso através do programa PDANet. Há versões para vários sistemas operacionais, e o programa também conta com uma versão gratuita e outra paga.

Lembrando que a gratuita tem algumas restrições como não permitir a navegação por sites seguros, que usem o protocolo HTTPS. Outro problema é na hora de conectá-lo a um Mac usando um smartphone Droid X, mas acredito que esse seja um caso raro no Brasil.


Acelerando o Android

Outra característica muito interessante sobre o Android 2.2 é a sua rapidez. Testes demonstram que a maioria das tarefas é executada de maneira bem mais rápida e eficaz ao se atualizar o sistema operacional do smartphone para o Froyo.

Para deixar o Android 2.1 mais rápido a ideia é usar um aplicativo para matar os aplicativos que ficam ocupando recursos da memória e do processador e rodam no fundo, sem que o usuário veja. Para isso existem duas opções o Task Manager e o Advanced Task Killer.

Esses aplicativos são muito úteis ao lidar com situações em que o usuário vai abrindo programas um atrás do outro e esquece de fechá-los, pois simplesmente volta à tela inicial do Android. Com um toque é posível fechar qualquer aplicativo aberto.

Mas é bom lembrar que esses aplicativos podem nem ser necessários, pois o próprio sistema operacional (que é multitarefa) se encarrega de gerenciar os processos e, de tempos em tempos, faz a limpeza da memória.

Além disso, há outras maneiras de acelerar o smartphone. Desativar o GPS, Bluetooth e Wi-fi quando estes não estão mais em uso tem duas vantagens. Além de deixar o smartphone mais rápido, contribui para aumentar a autonomia da bateria.

Falando nisso, se a ideia é essa, fazer a bateria do Android durar mais, uma saída possível é desativar a opção de verificar e-mails automaticamente, ou aumentar o período com que o aplicativo de e-mail verifica novas mensagens. O ideal é fazer a verificação do e-mail de forma totalmente manual.
Comandos de Voz no Froyo

Controlar o Froyo com comandos de voz é fácil com o uso do aplicativo Voice Actions for Android, criado pelo Google. O problema é que esse aplicativo não roda nas versões mais antigas do Android, só no Froyo.

Então, o que fazer? Ora, procura no Android Market. Afinal, há uma extensa gama de aplicativos disponíveis para o Android. Deve haver algum aplicativo que faça algo parecido e ainda rode no Google Android 2.1 ou baixo. E há. É o Vlingo.

Embora seja gratuito, o aplicativo não é tão completo quanto o Voice Actions, mas dá conta do recado e permite que se faça ligações, envie mensagens de texto e abra aplicativos apenas com a voz.

Muito bom, vale à pena testar.


Habilitando o Flash no Android 2.1

Um dos grandes atrativos do Froyo é a capacidade de abrir sites com animações em Flash.Afinal todo mundo (menos Steve Jobs) sabe que a internet é morta sem o Flash. Portanto ninguém duvida que o Flash é um plugin essencial em qualquer PC, notebook, netbook, tablet ou smartphone.

E para isso também há uma solução:

smartphone Android 2.1 com interface Eclair como o Samsung Galaxy S ou Sony Ericsson Xperia X10:
  1. O primeiro passo é baixar flash_for_21.zip  no seu computador e extrair o arquivo APK..
  2. Agora vá até Android Market e instale o utilitário Apps Installer em seu smartphone, ou clique no link. Quem tiver dificuldade com esse aplicativo, procure por Apps Installer no Market ou instale o Astro File Manager, por exemplo.
  3. Agora conecte seu smartphone Android ao computador e transfira o arquivo APK para o cartão SD do seu aparelho. Verifique se ele está na raiz do cartão SD e não em uma sub-pasta.
  4. Depois execute o aplicativo "Apps Installer" no seu smartphone e siga as instruções na tela para instalar o arquivo flash_for_21.apk.
  5. Concluída a instalação, basta reiniciar o seu smartphone e pronto! Você tem agora o Flash 10.1 instalado em seu smartphone Android 2.1 com Eclair.
Atenção! Esse método foi testado e confirmado que funciona perfeitamente nos seguintes smartphones: Google Nexus One, Droid Eris e 4G EVO HTC. Todos rodando o Android 2.1 com interface Eclair.

Atualização: Notei que na maioria dos modelos, esse método não funcionou. Outra saída, portanto, para quem tem um Motorola Milestone ou Xperia X10, por exemplo, é instalar o navegador Skyfire disponível no Android Market.


Várias interfaces

O Froyo tem sete interfaces, ou telas iniciais diferentes. o Android 2.1 tem apenas 3 apenas. É o caso do Motorola Milestone. agora se você quer ter essa mesma funcionalidade no seu smartphone sem ter o Android 2.2 é muito fácil. Instale o Launcher Pro, um aplicativo totalmente gratuito disponível no Android Market que faz exatamente isso.

Aí vai um dica. Se você tiver problemas para executar o Launcher Pro, talvez seja preciso instalar outro aplicativo chamado Home Switcher cuja função é permitir que você escolha entre usar a tela inicial padrão de fábrica ou a do Launcher Pro.

Deixe seu Comentário:

Postar um comentário

PESQUISAR NESTE BLOG

Bruno Camboim. Tecnologia do Blogger.
 
DESCOBRINDO ANDROID © Copyright | Template By Mundo Blogger |
Subir